“POESIA”, autoria de Anderson Ferreira de Andrade, estudante da 8ª etapa EJA

Paradoxo

 

Na corrida da vida eu ganhei

Para virar o que eu jamais sei

Me vi no espelho e sentei, e eu era um cara que nunca sonhei

Semblante meio perdido na caminhada da ilusão decorrida

Quando na nossa família precisamos de um salva-vidas

Para mostrar o caminho da dignidade, não vendo a mim mesmo um jovem e o

seu futuro na cidade

Fugindo da realidade?

Não!

Isso não é da hora…

Pois vi que agora a vida não é só jogar bola e sim ir pra escola

E para aprender e não nos prender naquilo que tira o foco

Na vida algumas coisas eu suporto, desde pequeno sempre fui pobre e agora

sobra só os destroços

de uma criança que cresceu, na escola ele quer algo que jamais aprendeu:

Respeito, caráter é essencial

Mas o carinho dos professores, diretores, alunos é especial

Sigo ao capto tentando ir crescer na vida igual velociraptor

Que, compacto

Ser ou não ser? Eis a questão?

Prefiro não quebrar a cabeça com o início da evolução,

mas eu até sei…

sobre a religião?

Prefiro não discutir!

Isso era tema da minha adolescência

Maior indolência

Sem crença?

Pedras no meu caminho são para traçar laços

Não atiro a pedra porque isso é para fracos

Isso é fato!

Me ofereceram drogas e armas

Eu disse que não queria essas paradas

Vi logo correria pela estrada

Olhei aquilo, pensei que não podia ser uma fruta podre, estragada

Comida? Tá aí uma coisa fundamental para viver

E também não é barata como você ver TV

Tipo Sherlock procurando pista,

pois hoje em dia a pessoa não tem acesso à psiquiatra, médico e dentista

Aí você vê a sociedade…

As diversidades que diferenciam os tipos,

pessoas que mudam na universidade

Essa é a nova realidade

Cidadania é nossa ética

Muitos olham a nossa estética

Isso é uma coisa etérica

Cidades, bombas e terroristas

Eu falo da globalização desses fascistas

Que não querem o mundo melhor, anoto? Então coloque na sua lista

Lista de mundo bom e sem essa que povo só tem que comer pão

Por favor, ministro, presidente:

Tira o povo da miséria e também tire…

porque tem muitas pessoas sofrendo nas favelas…

 

Autor: Anderson Ferreira de Andrade

Turma: 8ª EJA

Professora: Eva Gobbo

Supervisora: Jocinéia Bienow

 

 

 

 

Deixe um comentário